O que é o sabonete para empresas ?

O sabonete para empresas deve ser de qualidade, trata-se de um cosmético com ação detergente, voltado para a higiene pessoal. Cujo objetivo é limpar e retirar da pele a gordura superficial, bem como sujeiras, bactérias e impurezas. Existem diferentes tipos de sabonetes, para as mais variadas necessidades.

Neste artigo nós selecionamos 7 dicas que vão te ajudar muito na hora de escolher o melhor sabonete para empresa.

Segundo a Anvisa, os sabonetes para uso em nossas empresas exigem comprovação de segurança e eficácia, bem como informações de uso e restrições. Acompanhe no decorrer deste artigo e entenda um pouco mais sobre como escolher sabonete para empresas.

sabonete para empresas

Sabonete Para Empresas

1 Escolha pelo tipo de sabonete para empresas

Certamente existe uma grande variedade de sabonetes no mercado: para o banho, para o rosto, bactericida, sabonete desengraxante, de uso íntimo, entre outros. Saber escolher e usar exatamente o sabonete de qualidade que se encaixa na sua necessidade é essencial para um melhor aproveitamento do produto e uma limpeza eficiente, contribuindo com sua saúde, seus clientes e colegas de trabalho.

Segundo a Anvisa, os sabonetes para uso em nossas empresas como: Sabonete Bactericida ou Antisséptico, Sabonete de Banho, Sabonete Desengraxante, Sabão Gel e todos os demais tipos, exigem comprovação de segurança e eficácia, registro ou notificação, bem como informações de uso e restrições.

Sabonete Antisséptico conhecido também como Sabonete Antibacteriano ou Sabonete Bactericida

Possui um maior poder de detergência e remove com mais eficiência as impurezas da pele, garantindo uma maior higienização e desinfecção. O objetivo é eliminar bactérias que escapam ao sabonete comum.

É indicado para locais onde a anti-sepsia seja fundamental, tais como: hospitais, clínicas, laboratórios, clínicas veterinárias, restaurantes, refeitórios, cozinhas industriais, etc.

Também é indicado por dermatologistas para controlar infecções e irritações. Porém eles aconselham que sejam utilizados com moderação. Já que a utilização elimina também as bactérias boas e essenciais para a nossa pele, causando um desequilíbrio.

Atualmente existem no mercado, produtos que não agridem ou ressecam as mãos de quem necessita utilizar de forma constante e frequente este produto.

Além disso, os sabonetes podem ser apresentados de diversas formas. Elencamos abaixo para que você possa conhecer mais sobre o tema.

Sabonete Desengraxante

sabonete desengraxante com microesferas para as maos hand master me 5 litros

Sabonete Desengraxante

É recomendado para uma limpeza mais profunda e pesada. Geralmente indicado para profissionais que trabalham em áreas que utilizam graxas e óleos, como: oficinas e indústrias mecânicas, de manutenção de motores, equipamentos eletrônicos, produção e montagem de equipamentos, etc.

Apesar de limpar profundamente, a formulação destes produtos não deve apresentar perigos à pele ou a saúde de quem utiliza, tornando a limpeza mais fácil, além de hidratar a pele.

Indicamos a análise profunda desse tipo de sabonete, uma vez que o poder de limpeza não pode comprometer a qualidade da hidratação das mãos.

Portanto uma escolha infeliz pode gerar problemas de dermatites e ressecamento da pele dos funcionários.

Sabonete para banho – corpo e cabelo (2 em 1)

Este tipo de sabonete reúne, em um único produto, funções de sabonete e shampoo. Deve proporcionar uma limpeza eficiente além de suavidade e hidratação para a pele e o cabelo. Indicado para hotéis, motéis, clubes, academias e vestiários. Resulta em maior praticidade e economia para estabelecimentos devido a forma de obtenção, através de uma espécie de saboneteiras, muito práticas e econômicas.

Sabonete Álcool ou Espuma Higienizadora

Também conhecido como álcool em gel, vezes na forma espuma, vezes na forma de gel, torna muito mais prática a higiene das mãos, podendo ser usado diretamente para desinfecção das mesmas, com muita segurança.

Portanto seu uso é indicado para higienização das mãos quando estão visivelmente limpas. Essa é a dica dos especialistas e dos estudos publicados!

Melhor ainda é que usando álcool de boa qualidade e com propriedades hidratantes, os hospitais estão aumentando em muito a higienização das mãos com o álcool. Isso se deve ao fato que não ocorre mais o ressecamento e com isso vem aumentando o consumo desse tipo de produto que pode substituir a lavagem das mãos caso elas não possuam sujidade visível. Ainda mais quando a própria ANVISA recomenda o aumento do consumo para evitar transmissão de doenças !

Empresas especializadas no fornecimento desse tipo de produto devem trabalhar visando o aumento de consumo com consciência. A relação entre maior consumo e menor transmissão de IRAs é evidente entre os estudos dos profissionais da saúde.

2 Escolha pelas formas existentes

Na hora de decidir, você irá se deparar com diferentes formas: sabonete líquido, espuma, em gel, spray, dentre outros. Vejamos na sequência os detalhes de cada um:

Sabonete para empresas – versão líquida

O sabonete de qualidade líquido pode ser considerado um produto de excelente custo-benefício para a maioria das empresas. Podem ser concentrados, cremosos e com um perfume agradável.

Hoje existem dosadores que se adequam as necessidades do sabonete para empresas. Para saber mais sobre os dispensers ( porta sabonete) e saboneteiras existentes, fique conosco que abordaremos sobre isso no próximo tópico.

Importante que, em caso de você adquirir a versão comercializada em galões para reabastecimento, que haja higienização periódica nos recipientes a fim de garantir a qualidade constante do sabonete disponibilizado para os usuários.

sabonete espuma bactericida blader 800ml

Sabonete Espuma

Sabonete Espuma

Oferece uma maior cobertura das mãos e é mais agradável ao tato. Geralmente acompanham dispensers com dosadores específicos e apenas um acionamento costuma ser suficiente para uma higienização eficiente.

Enquanto na maior parte dos sabonetes líquidos, os dispensers liberam cerca de 1,5 a 2,0 ml por acionamento, os dispensers de sabonete espuma costumam liberar cerca de 0,4 ml por acionamento. Evidentemente mais econômicos e mais duráveis que o liquido, os sabonetes espuma são.

Sabonete Spray

Esta fórmula é bastante concentrada e de alto rendimento o que proporciona uma menor necessidade de produto para a higienização. Geralmente acompanha uma saboneteira especifica que dosa a quantidade ideal do produto.

Nesse formato a liberação do sabonete é bem reduzida, cerca de 0,2 ml por acionamento. Como o volume de líquido liberado sobre as mãos é pequeno, haverá um maior volume de acionamentos para seu uso. Sendo assim, cada empresa deve analisar o impacto que deseja causar aos usuários e comparar os tipos de sabonetes  antes de optar por um ou outro sistema.

Sabonete em Gel

Sua diferença, em relação ao líquido, é o fato de ser mais viscoso. Sendo assim, costuma ser mais concentrado e cremoso. Podendo conter ou não um perfume.

A viscosidade, não deve ser associada a concentração do sabonete. A determinação do nível de viscosidade é realizada com outros produtos químicos que não necessariamente ingredientes de limpeza.

Via de regra, a forma em gel, tem um consumo menor que o sabonete líquido e maior que o sabonete spray. De costume o volume liberado por acionamento é de cerca de 1,0 a 1,5 ml.

Sabonete em barra

Este tipo geralmente é utilizado no ambiente doméstico, principalmente para se tomar banho. Ele não é indicado para utilização de sabonete para empresas em ambiente profissional, para a lavagem das mãos e nem corpo. Afinal uma vez que, por ficarem expostos e serem de questionável higienização, aumentam as chances da propagação de bactérias nocivas a saúde.

Além disso, o PH de sabonetes em barra, tende a ser mais alto do que o PH da nossa pele. O que aumenta a chance de irritação e ressecamento da mesma.

3 Escolha pelo dispenser

dispenser de alcool spray e sabonete hygisoap

Dispenser de Sabonetes

Há no mercado uma grande variedade de saboneteiras para empresas, desde saboneteiras mais simples às mais tecnológicas com sensores.

Saboneteiras com reservatório, para sabonete líquido ou gel

Os dispensers são recomendados para banheiros de empresas que querem causar bom impacto a clientes e funcionários, como bares, restaurantes, clínicas, laboratórios, escritórios, industrias, condomínios residenciais ou empresariais.

Geralmente são acoplados na parede e possuem o acionamento manual por meio de um botão. Esse tipo de dispenser contem em seu interior um recipiente para armazenar os sabonetes líquidos.

Existe um detalhe importante, o recipiente tem que ser higienizado periodicamente a fim de eliminar o risco da contaminação do sabonete, podendo gerar doenças na pele dos usuários.

Esse seria o inconveniente do uso de sabonetes de “abastecer”, pois a falta de higienização do recipiente pode comprometer a vida útil do sabonete. É comum o relato de produtos com mal cheiro em dispensers e o motivo de maior predominância é mesmo a falta dessa higienização.

O protocolo de reabastecimento demanda maior tempo do profissional de limpeza e tempo hoje em dia é um artigo bastante disputado. Enfim, ao deixar de realizar o procedimento correto o sabonete acaba se deteriorando devido ao seu acúmulo nos recipientes.

Saboneteira ou Porta Sabonete para sabonetes do tipo refil

Existem em vários modelos e são altamente utilizadas no ambiente empresarial, especialmente nos segmentos mais críticos para nossa saúde como restaurantes, clínicas, laboratórios, hospitais, entre outros locais.

Geralmente são acoplados na parede e possuem o acionamento manual por meio de um botão e não contém um recipiente ou reservatório.

Existe uma vantagem adicional a esse tipo, o refil do sabonete é descartado após seu consumo total. Portanto seu consumo é totalmente aproveitado, sem desperdícios e não existe chance de contaminação do produto.

Saboneteira eletrônica ou Saboneteira com Sensor

Externamente são iguais aos modelos mencionados anteriormente, mas internamente possuem mecanismos que identificam a proximidade de nossas mãos e liberam a quantidade adequada de sabonetes.

O acionamento é muito higiênico, uma vez que não necessita de contato manual no botão da saboneteira. Portanto o único inconveniente é o uso e reposição de pilhas ou instalação de tomadas próximas.

Similarmente prático é o tipo de sabonete usado, serão os sabonetes em refil em sua grande maioria.

dispenser-de-sabonete-automatico–1litro–br66-destaque

Saboneteira Eletrônica

4 Escolha pela qualidade

Os sabonetes de qualidade superior, possuem em sua fórmula agentes hidrantes, que possibilitam a higienização constante das mãos sem causar qualquer irritação ou sensibilidade a pele.

Certamente garantem uma maior proteção e consequentemente, mais saúde para todos da empresa.

Já sabonetes de qualidade inferior, não possuem tais agentes em sua formulação, o que aumenta a chance de ressecamento da pele.

Até mesmo os sabonetes bactericidas podem ter em sua composição agentes hidrantes.

Portanto os usuários desses sabonetes especiais, aderem muito mais ao procedimento de higienização das mãos do que aos sabonetes de baixa qualidade.

5 Procure proporcionar a melhor experiência e segurança ao usuário 

A nossa pele é um reservatório de diversos microrganismos que podem ser transferidos de um lugar para outro, por meio do contato direto (pele com pele) ou indireto (pele com superfícies, equipamentos, objetos contaminados), desencadeando assim o risco de ocorrer uma contaminação cruzada.

As mãos são a principal via de transmissão desses microrganismos, pois a levamos à boca, aos olhos e ao nariz. Lavar as mãos trata-se de medida individual mais simples e barata para prevenir a propagação de infecções.

Nos dias de hoje existem sabonetes no mercado que proporcionam uma experiência diferenciada, os sabonetes além de realizarem uma limpeza das mãos muito mais eficiente também possuem agentes emolientes e hidratantes, que evitam o ressecamento da pele de seus usuários. Também existem produto que contém agentes sobrengordurantes que devolvem a oleosidade natural à pele.

O uso de produtos, focados na experiência do usuário, podem influenciar positivamente na imagem que as pessoas que frequentam o ambiente possuem de uma empresa.

6 Escolha pelo preço

Afinal, o preço é o fator mais fácil de enxergar aos compradores, apesar de não ser o mais simples de entender, por estar diretamente ligado ao rendimento de cada produto.

Geralmente, a quantidade do produto, o seu rendimento e qualidade, estão totalmente associados ao fator preço. Com o sabonete não é diferente. Sendo necessário considerar o melhor custo benefício do sabonete para empresas.

Vamos para dois exemplos a fim de facilitar o entendimento:

  • O sabonete líquido em galão de 5 litros, por exemplo, pode ter um valor menor quando comparado a outros sabonetes em embalagens menores como um refil de espuma, por exemplo.

Ele pode oferecer uma quantidade maior do produto, porém o rendimento em termos de lavagens de mãos pode ser menor que a versão em refil, por exemplo. O que resulta em gasto maior ao final do mês do que o sistema de espuma.

  • No sentido inverso, vejamos o sabonete espuma. O refil possui um preço mais elevado que o galão de 5 litros. No entanto, por ser mais concentrado e possuir um dispenser próprio que controla a quantidade liberada do produto, é utilizado menos sabonete para a higienização das mãos, o que gera uma economia ainda maior no fim do mês.

Por isso, escolher o sabonete apenas por ser o mais barato, não é a opção mais inteligente. Afinal o produto “mais caro”, quando pensado em todo o custo-benefício acaba custando menos para as empresas ao final do mês. E o mais barato, geralmente custa mais caro.

7 Escolha pela marca

Escolher um sabonete qualidade pela marca também pode ser uma forma de comprar com inteligência e sabedoria, um ótimo produto. Geralmente uma marca de sabonetes que possua requintes, como elaboração, embalagens seladas e bem cuidadas será sempre uma boa pedida.

Uma dica aqui é conhecer mais sobre marca do sabonete e saber qual deles lhe oferece uma boa variedade e atributos que lhe sirvam bem. O ideal é procurar por uma marca que mantenha o padrão que a sua empresa deseja.

Em sua próxima compra, considere ter a marca Hygisoap em sua empresa, sua empresa certamente ficará muito satisfeita com a qualidade dos materiais.

Treinamento para o seu time

Adquirindo nossos produtos a sua empresa vai poder contar com nossos especialistas para treinar seus profissionais de limpeza, a fim de obter os melhores resultados com nossos papéis sanitários e dispensers papel higiênico, reduzindo assim o desperdício e resultando numa maior economia para você.

Com toda certeza nosso treinamento poderá também orientar sobre práticas modernas em limpeza de sanitários e outros diversos ambientes.

Conte com nossa equipe para lhe apoiar na definição de volumes de consumo de sabonetes, papel toalha ou papel higiênico. Sua reposição também ficará facilitada, pois possuímos um sistema, que orienta aos nossos atendentes, o momento do contato com sua empresa, a fim de garantir seu abastecimento.

Conclusão

No momento de escolher seu sabonete ou saboneteira para a sua empresa reflita muito, antes de decidir. Certamente você irá se deparar com uma quantidade enorme de tipos, formas e empresas no mercado.

Uma dica valiosa é conhecer mais sobre as marcas e saber qual oferece maior variedade e qualidade de produto, bem como o melhor custo-benefício para a sua empresa.

Portanto procure por uma marca que mantenha o alto padrão que a sua empresa deseja, além de se atentar às características e indicações para cada tipo de produto, baseado em sua atividade empresarial.

Possuímos uma variedade de sabonetes profissionais para empresas, que se encaixam em qualquer estabelecimento, além de um alto padrão de qualidade.

Esse artigo foi visto primeiro em  Hygibras

Published On: 23 de outubro de 2021Tags:

Artigos Mais Recentes

Artigos Mais Recentes

Leia todos os artigos
Ir ao Topo