O que é higiene das mãos

A higiene das mãos é um processo que promove a remoção de sujidade, suor, oleosidade e células mortas, com o objetivo de impedir a transmissão de microrganismos.

Essa medida é essencial para o controle de infecções e na promoção da segurança, bem-estar e saúde pública, indicada por órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com a pandemia do novo Coronavírus, o ato de lavar as mãos com consciência extrapolou os muros dos hospitais, cozinhas e espaços altamente higienizados. Lavar as mãos tornou-se um hábito obrigatório e questão de saúde também dentro das casas.

Como devemos realizar a higiene das mãos? Quais os produtos utilizar? Quais são eficazes e seguros? Como saber que estão, de fato, limpas e livres de microrganismos?

Vamos responder todas essas perguntas neste artigo.

O que não usar para a higiene das mãos?

Segundo as recomendações da Anvisa:

Não devem ser usados, sabões e detergentes registrados na Anvisa como saneantes, já que a utilização desses produtos é destinada a objetos e superfícies.

Para a compra dos produtos destinados à limpeza das mãos, você deve verificar se estão registrados na Anvisa e seguem as exigências específicas para cada produto.

Quando for feita a compra de sabonete e de agentes antissépticos padronizados pela instituição para a higiene das mãos, as empresas devem seguir os parâmetros técnicos definidos para o produto e com a aprovação da CFT e da CCIH.

Como fazer a higiene das mãos?

Para fazer a higiene das mãos de forma correta você deve utilizar uma quantidade de sabonete suficiente para que a espuma cubra toda a superfície.

Com o objetivo de tornar este processo mais eficiente você deve esfregar as mãos de 10 a 15 segundos, entre os dedos e também o dorso e o punho. Logo após será hora do enxágue, o ritual completo dura cerca de 50 segundos, seque com toalha de papel de ótima qualidade.

Sabão, água ou álcool gel: quais agentes são eficazes e seguros na higiene das mãos?

Existem algumas dúvidas sobre quais os agentes que garantem de fato a limpeza das mãos. Foram publicados muitos estudos que apontam maior eficácia de uma ou outra substância, dependendo das muitas variáveis presentes. Assim, não há nada conclusivo.

Segundo Guia Segurança do Paciente – Higiene das Mãos  – desenvolvido pela Anvisa,  “A aceitação de produtos depende da facilidade de uso em termos de tempo e acesso fácil ao produto, além dos efeitos dermatológicos”.

Realizar a higiene das mãos com água e sabão é o recomendado, mas o texto da Anvisa cita também estudos que demonstram a eficácia e facilidade de uso das preparações alcoólicas, tornando-as indicadas “para uso rotineiro quando não houver sujidade visível nas mãos”.

Triclosan, Clorexidina e Álcool: qual usar?

Quando o assunto é higiene das mãos o mais recomendado é o álcool seja em gel ou espuma, porém existem algumas variáveis, se no momento da limpeza a superfície apresentar algum tipo de sujidade aparente o mais indicado será utilizar produtos a base de clorexidina, abaixo explicaremos cada um destes componentes.

Triclosan

Antisséptico que pertencente ao grupo dos fenóis e éteres. É capaz de impedir o desenvolvimento de fungos, vírus e bactérias. Em baixas concentrações, inibe o desenvolvimento de bactérias, já em altas, provoca a morte destes organismos.

No entanto, o Triclosan é considerado tóxico para os seres vivos em algumas concentrações e seu uso já chegou a ser proibido em muitos países. Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que a exposição a longo prazo pode resultar no aparecimento de doenças hepáticas e de tumores.

No Brasil, a Anvisa fixou um limite de segurança de 0,3% para a concentração dessa substância em produtos destinados ao uso e consumo humanos, seguindo parâmetros adotados nos Estados Unidos e na Europa.

Clorexidina

Também conhecida como Gluconato de Clorexidina ou Digluconato de Clorexidina, trata-se de um detergente com ação antimicrobiana de alta eficiência. Atua como bacteriostático e bactericida e possui diversas funções antissépticas.

A Clorexidina é usada em diversas áreas da saúde como sabonete para higiene das mãos, antissepsia de pele em ambiente cirúrgico.

A substância atua de forma rápida e tem ação de esterilizar que pode variar entre 30 segundos a 5 minutos, dependendo da concentração e do tipo de microrganismo. A ação bactericida é mais rápida do que a fungicida.

Álcool

Composto orgânico que possui, em sua estrutura, um ou mais grupos de hidroxilas ligados a carbonos saturados. Se apresenta como uma das melhores soluções para higiene das mãos, pois tem maior espectro bactericida e menor tempo de ação, a partir de 10 segundos.

Age na desnaturação das proteínas das células bacterianas, causando morte celular. A concentração de 70% é a mais adequada por apresentar melhor efeito antisséptico com menor abrasividade para a pele.

Em suma, nos hospitais de grande porte e clínicas odontológicas, a higiene das mãos é feita com sabonete de uso geral com hidratantes, no caso de mãos sujas visivelmente, e álcool espuma ou gel, para quando não há sujeira visível. Cozinhas industriais e de restaurantes também têm seguido por esse caminho na higiene das mãos.

Qual a importância de lavar as mãos?

Antes de começar a falar sobre a forma correta de se higiene as mãos, vamos destacar e frisar a importância desse ato individual que tem resultados coletivos.

Nossa pele é um reservatório de diversos microrganismos que podem ser transferidos de um lugar para outro, por meio do contato direto (pele com pele) ou indireto (pele com superfícies, equipamentos, objetos contaminados).

As mãos são a principal via de transmissão desses microrganismos, pois a levamos à boca, aos olhos e ao nariz. Lavar as mãos trata-se de medida individual mais simples e barata para prevenir a propagação de infecções.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em Cambridge, mostrou o motivo da lavagem das mãos ser tão tão útil no contexto de uma epidemia. O estudo, que teve como foco os aeroportos, mostrou evidências da eficácia da higiene das mãos nesses ambientes contra a disseminação global de infecções.

Os pesquisadores estimam que uma pandemia potencial, como a do coronavírus, pode ser inibida de 24% a 69% quando há um envolvimento maior dos viajantes com a higiene das mãos.

A pesquisa apontou que, somente em 10 aeroportos mais influentes, o risco de uma pandemia poderia cair potencialmente em até 37%, com o reforço na higiene das mãos dos passageiros.

Dispensers

A higiene das mãos quando é feita de forma correta é um dos fatores fundamentais de prevenção contra doenças. Portanto é muito importante disponibilizar esses equipamentos em locais estratégicos.

Os dispensers foram desenvolvidos para serem utilizados com sabonete líquido, sabonete espuma ou álcool em gel. São indicados especialmente para banheiros de empresas que recebam um alto fluxo de pessoas.

Como por exemplo: fábricas, faculdades, escolas, shoppings, hospitais, academias, aeroporto, clubes e demais empresas que se preocupam com a saúde e bem-estar de seus clientes e funcionários.

Como melhorar a limpeza das mãos?

A fabricante de produtos de limpeza profissional Oleak, comercializa o monitor de limpeza Optiglow®, ferramenta desenvolvida para treinamentos e campanhas de incentivo de higiene das mãos. Com a tecnologia é possível simular a presença de microrganismos nas mãos e mostrar como a lavagem e higiene corretas são fundamentais para eliminar os agentes infecciosos.

O Optiglow® HM é uma solução em forma de espuma, que possui um agente que se impregna nas mãos e pode ser visto apenas através da lanterna especial fornecida no kit. Com a ação da luz especial, os agentes reagem e se tornam visíveis os pontos “contaminados”.

Esse é o objetivo do produto: mostrar que nem sempre o que aparenta estar limpo, realmente está. Por isso, é de suma importância usar um sanitizante alcoólico, para eliminar os germes invisíveis.

Fontes:

Anvisa

Visto primeiro em: Hygibras

Published On: 22 de outubro de 2021Tags:

Artigos Mais Recentes

Artigos Mais Recentes

Leia todos os artigos
Ir ao Topo